22 outubro 2015

CDL DE CEARÁ-MIRIM REALIZOU ENCONTRO EMPRESARIAL COM AUTORIDADES

CDL DE CEARÁ-MIRIM REALIZOU ENCONTRO EMPRESARIAL COM
AUTORIDADES DA SEGURANÇA PÚBLICA

Na última quarta-feira (21) a Presidente da CDL - Câmara de Dirigentes Lojistas de Ceará-Mirim, Maria de Lourdes do Nascimento, conhecida como Lila de Otacildo, reuniu na Casa Legislativa do município, empresários locais, autoridades da Polícia Civil e Militar, como também vereadores, representantes do Poder Executivo Municipal e da sociedade civil, para debater sobre a “Segurança Pública e a possibilidade de Monitoramento de Câmeras na cidade”. O evento teve como principal objetivo buscar encontrar soluções que possam contribuir com a segurança local, para diminuir a criminalidade. 

Conforme a referida Presidente da CDL, que também é Vereadora de Ceará-Mirim, essa iniciativa de reunir os agentes públicos da área de segurança e comerciantes locais, se consolidou como um momento de discutir possibilidades de melhorias na segurança municipal, através da união de ideias e sugestões fomentadas pelas experiências vivenciadas pelos participantes da reunião, na luta de buscar efetivas ações integradas, visando garantir uma melhor segurança aos cidadãos cearamirinenses, independente de política partidária. 

“Segurança Pública é um conjunto de processos políticos e jurídicos destinados a garantir a ordem pública. Não se garante segurança com ações isoladas, nem apenas com medidas de vigilância e repressão, mas com um sistema integrado e otimizado, que compartilha uma visão focada em componentes judiciais e sociais, pois depende de decisões coletivas urgentes, medidas saneadoras eficazes e resultados imediatos. Dessa forma a nossa união como agentes públicos, pode fazer a diferença”, ressaltou a Presidente Municipal da CDL.

Na ocasião o Presidente da FCDL - Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do RN e proprietário da Rede Miranda de Computação, Afrânio Miranda, também ressaltou a importância de desenvolver ações coletivas independente de questões políticas, para que todos contribuam no desenvolvimento de melhores medidas de segurança na cidade. Parabenizou a iniciativa da Presidente Maria de Lourdes e destacou que a sociedade integrada pode garantir melhorias eficientes. 

“Os agentes públicos, empresários e cidadãos precisam se unir para contribuir. Vou investir com recursos próprios na instalação de câmeras de segurança em Ceará-Mirim. Sou daqui, essa é a minha cidade e quero que seja mais segura. Agora cabe ao poder público, a iniciativa privada e a cada cidadão fazer sua parte”, enfatizou Afrânio Miranda, Presidente da FCDL do RN.

Os expositores convidados e participantes do Encontro Empresarial relataram suas experiências na área de Segurança Pública, debateram a problemática, apresentaram algumas medidas e procedimentos de segurança que podem ser realizados, a partir de uma ação integrada dos órgãos competentes e sociedade civil. 

Entre as principais medidas sugeridas destaca-se uma parceria pública e privada na manutenção de viaturas e motos; criação de um Conselho Municipal de Segurança; implementação do Fundo Municipal de Segurança para custear a manutenção de viaturas; instalação de uma central de vídeo-monitoramento na cidade, assim como um trabalho integrado entre o setor público e privado para realização de monitoramento, através de câmeras de segurança; formação de uma Comissão da CDL do município para articular ações entre comerciantes e agentes de segurança pública, através da realização de reuniões, visando interagir na busca de soluções. 

Também foi sugerido uma Central Telefônica de Denúncias; Presença de Policiais de Bairros e Cavalaria; implantação de uma Delegacia de Plantão e uma Delegacia de Atendimento à Mulher. Ainda, com o objetivo de viabilizar essas medidas, destacou-se entre os procedimentos apresentados, a Reativação do GGI – Gabinete de Gestão Integrada Municipal.

“Precisamos nos unir para colocar essas medidas em prática. Não é uma questão eleitoreira, mas sim uma questão social. Esse encontro foi o primeiro passo, o próximo será uma reunião para se definir parcerias e estratégias de ação”, destacou Lila de Otacildo - Presidente da CDL de Ceará-Mirim e convidou novamente os presentes para se reunirem na próxima quarta-feira (28) deste mês, às 15h. O local ainda será definido e divulgado.

Nessa primeira reunião, além do citado Presidente da FCDL do RN, estiveram presentes como expositores o Secretário Municipal de Defesa Social, Rilton Peixoto Júnior; o Subtenente da PM, Vantuil de Oliveira - Comandante da Guarda Municipal; o Capitão da PM Harrison Moreira – Comandante do Pelotão da cidade; o Coronel da PM e Comandante do Policiamento Metropolitano, Sairo Silva; o Tenente Coronel da PM André Luiz Fernandes (Major Fernandes); o Diretor do DETRAN – RN Júlio César Câmara e os Vereadores Jácio Luiz da Silva e Heriberto Pereira, representantes do Poder Legislativo Municipal. 

Fonte: Jornalista Daiana Brandão
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário