09 novembro 2015

Árvore de Natal de 108 metros é acesa na capital potiguar

Cerimônia aconteceu na noite desta segunda (9) em Mirassol, na Zona Sul. Estrutura possui 160 cordões luminosos com 800 mil lâmpadas de LED.


A Árvore de Mirassol, como é mais conhecida a árvore natalina da capital potiguar, está acesa oficialmente. As luzes da estrutura de 108 metros de altura foram acionadas na noite desta segunda-feira (9) na praça do conjunto Mirassol, na Zona Sul da cidade. A cerimônia também marcou a abertura da Casa do Papai Noel, local onde o bom velhinho receberá as crianças, das 18h às 22h, sempre às sextas-feiras, sábados e domingos. A outra árvore natalina da cidade, que fica no largo do Ginásio Nélio Dias, no conjunto Gramoré, na Zona Norte, tem 42 metros.

A estrutura da Árvore de Mirassol tem 160 cordões luminosos que sustentam 800 mil lâmpadas de LED nas cores amarelo, azul e branca, e possui também mais de 2 mil lâmpadas brancas que piscam em sequência. Ao todo, são 20 mil metros de cabos com peso total de mais de duas toneladas. A árvore conta com movimentos giratórios completos e os efeitos serão em quatro etapas, montadas de forma sequencial e programadas para que a mudança seja gradativa.

A prefeitura afirma que, com o uso da iluminação em LED, a árvore natalina terá 16 vezes mais economia no consumo de energia. A estrutura ainda possui uma fonte de água no seu entorno, equipada com 130 lâmpadas de LED e uma iluminação especial na praça.

Guiados pela Estrela

A Árvore de Mirassol deste ano segue o projeto ‘Guiados pela Estrela’, vencedor do primeiro concurso público realizado pela prefeitura para a decoração natalina. O projeto, que foi elaborado pelas arquitetas potiguares Juliana Nóbrega e Luana Duarte, contempla as principais ruas e avenidas das quatro regiões administrativas da cidade e foi dividido em sete alamedas temáticas: Alameda dos Anjos (BR-101), Alameda dos Pastores (Avenida Roberto Freire), Alameda das Estrelas (Avenidas Salgado Filho, Prudente de Morais, Hermes da Fonseca, João Medeiros Filhos e passarelas), Alameda Natureza Divina (Avenidas Afonso Pena, Campos Sales, Alexandrino de Alencar e Paulistana), Alameda dos Animais (canteiros centrais) e Alameda do Presépio (Viaduto do 4º Centenário e Árvore do Mirassol) com destaque para a grande árvore instalada no bairro Mirassol.

Também será contemplada a Zona Oeste de Natal, em bairros como Cidade da Esperança e Felipe Camarão. Está sendo recuperada cerca de 70% das peças do acervo natalino de 2014, ampliando ainda mais a decoração especial para o período do Natal.

Gastronomia e arte

Além da Casa do Papai Noel, a praça da Árvore de Mirassol também contará, a partir do dia 13 deste mês, com a tradicional Feira de Gastronomia e Arte, que seguirá até o dia 11 de janeiro com o melhor da culinária gourmet, artesanato e apresentações culturais diárias.

Fonte: G1.com



0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário