17 novembro 2015

Doar sangue tem um sabor especial


Para comemorar o Dia Nacional do Doador de Sangue, que acontece dia 25 de novembro, o Hemonorte realiza, entre os dias 23 a 28 de novembro, a Semana do Doador de Sangue, que visa homenagear esses especiais cidadãos que fazem a diferença na vida de milhares de pessoas.


Na segunda-feira (23), às 9h, o Hemonorte lança a campanha “Sanduba do Bem - Doar sangue tem um sabor especial”, como forma de agradecer a todos que doam sangue e ajudam a salvar vidas. Este ano, a semana do doador conta com um grande diferencial: o apoio e a presença de oito chefes gastronômicos de Natal, que voluntariamente criaram uma receita de sanduíche especial para o doador de sangue.

Os 250 primeiros doadores que comparecerem aos Postos de Coleta (Hemonorte, Zona Norte e Posto da Secretaria de Estado da Saúde Pública) após realizarem a sua doação de sangue receberão  um  delicioso sanduíche, cuja receita está assinada por  um grande chefe da gastronomia natalense.

Na segunda-feira (23), quem assume o lanche é o Marcos Nery, da Sanduicheria Blackitchen; a terça (24), são dos chefs Roberta Hunka e Severo Marques, do  Bistrô Dois Vinho Gastronomia; na quarta-feira (25), tem Cacau Wanderley e Gabriel Camilo, da Cozinharia. Quinta (26) é a vez de Sabino Giuliani, chef do Império Refino e na sexta (27), o chef do dia é o Daniel Cavalcanti, do Cascudo Bistrô. Encerrando a programação no sábado (28), temos a chef gastronômica Marina Pantoja, do Flor de Sálvia.

O Hemonorte espera receber durante a semana uma média de 250 doadores por dia, na sede e nos postos de coleta. A meta é equilibrar o estoque de sangue para os eventos de final de ano. A Destaque Promoções também entra como grande parceira nesta semana do doador, já que para o Carnatal, o Hemocentro do RN precisa ter em estoque diariamente de 800 a 1000 bolsas de sangue. No momento o estoque do hemocentro está baixo, com menos de 600 bolsas.

Requisitos básicos para doar sangue:

·Estar bem de saúde;

·Ter entre 16 e 69 anos – jovens com 16 e 17 anos podem doar com autorização dos pais e/ou responsáveis legais;

·Pesar no mínimo 50 Kg;

·Não estar em jejum. Evitar apenas alimentos gordurosos nas 3 horas que antecedem a doação;

·Portar documento oficial de identidade com foto (identidade, carteira de trabalho certificado de reservista ou carteira do conselho profissional).

Quem estiver interessado em doar procure o Hemonorte que funciona na Av. Alexandrino de Alencar, 1800, Tirol, (próximo ao Parque das Dunas/Bosque dos Namorados) – de segunda a sábado, das 7h às 18h ou os postos fixos de coleta localizados na Zona Norte, Av. Itapetinga, 1430, Conjunto Santarém (Biblioteca Américo de Oliveira), de segunda a sábado das 7h30 às 17h e o Posto de Coleta da Sesap (Av. Deodoro, 730- Centro), de segunda a sexta, das 8h às 17h.

Confira a programação da Semana do Doador de Sangue:

Dia 23 (segunda-feira) 9h – Abertura da Semana Nacional do Doador de Sangue e lançamento da Campanha “Sanduba do Bem - Doar sangue tem um sabor especial”. Chef do dia: Marcos Nery (Sanduicheria Blacktichen – representante potiguar no reality show de gastronomia - Cozinha sob Pressão/SBT).

Dia 24 (terça-feria) Chef do dia: Roberta Hunka e Severo Marques (Dois Vinho Gastronomia) 9h – Doador mostre seu talento - Apresentação do músico Rodrigo Ribeiro (voz e violão); 14h – O Ato de doar - Apresentação do Poeta Emmanoel Araújo, com participação do músico Ramon Suassuna;

Dia 25 (quarta-feira) Chef do dia: Cacau Wanderley e Gabriel Camilo (A Cozinharia) 09h – Lançamento da Campanha Doe Sangue – Carnatal 2015 e homenagem aos doadores de sangue;

Dia 26 (quinta-feira) Chef do dia: Sabino Giuliano 09h – Homenagem da Associação dos portadores de Anemia Falciforme aos doadores de sangue, com a presença do músico Felipe Lopes;

Dia 27 (sexta-feira) Chef do dia: Daniel Cavalcanti (Cascudo Bistrô) 09h – Apresentação teatral – Grupo de Educação e Saúde/Zoonose/SMS;

Dia 28 (sábado) Chef do dia: Marina Pantoja (Flor de Sálvia) 09h – Apresentação do Grupo de Capoeira “Cordão de Ouro”, com o Mestre Alcio.


0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário