30 novembro 2015

Feira de Ciências em Pureza terá participação do Instituto de Medicina Tropical

A palestra “Ciência: o que é, para quê e para quem?”, ministrada por Helena Nader, presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), abre a 1ª Feira de Ciências das Escolas de Pureza, município do Leste Potiguar. O evento tem início às 9:00 da próxima terça-feira, dia 1º de dezembro.

Tema: Água Fonte de Vida e Desenvolvimento

A água está ligada a nossa cultura, religião, alimento, espiritualidade e história de vida. Ela deve ser de boa qualidade na fonte e, ao retornar ao ambiente natural, estar disponível para o ser humano, a fauna e a flora. No entanto, nos últimos anos, o mundo inteiro vivencia uma crise pela degradação desse recurso precioso, sendo necessário obter conhecimento e refletir sobre os problemas causados pela sociedade e a sua influência sobre esse bem intrínseco à vida.

Nesse sentido, a escola aponta como o lugar ideal para desenvolver a sensibilização e a construção de valores e atitudes e desenvolvimento de autonomia tornando-os capacitados a tomar decisões coerentes frente às questões socioculturais e ambientais, pelas quais a sociedade está submetida atualmente. Assim, essa iniciativa representa o primeiro passo para busca de um modelo de formação emancipatória pautado no exercício da cidadania, e desenvolvimento de valores e encantamento pela educação e ciência.

Além de exposição de trabalhos educacionais desenvolvidos por oito escolas do município, o evento conta com a participação do Instituto de Medicina Tropical (IMT) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). No Parque das Ciências montado pelo IMT,  bolsistas de iniciação científica em Biologia vão ministrar oficinas para a comunidade do município e, desenvolver atividades culturais e lúdicas, como concurso de paródias, jogos, teatro, dança, corais e literatura de cordel.

Para os organizadores, a 1ª Feira de Ciências das Escolas de Purezaconsolida a socialização dos trabalhos educacionais realizados por toda a comunidade escolar durante o primeiro curso de formação continuada de professores do ensino básico do município”. A atividade “pretende aproximar a ciência da população, assim como informar, sensibilizar e fomentar a discussão sobre a importância da água, da saúde, do ambiente e da cidadania para viver com boa qualidade e de forma sustentável”, explica Selma Jerônimo, diretora do IMT.

Além da UFRN, são parceiros da Feira as secretarias de Educação e de Saúde de Pureza, Bradesco, CAERN e a Secretaria de Saúde Pública do Estado (SESAP). Apoiam igualmente o evento a Fundação de Apoio à Pesquisa do Rio Grande do Norte (FAPERN), a Pró-reitoria de Extensão da UFRN (PROEX), o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário