11 novembro 2015

Mais uma da série "A Saúde de Ceará-mirim na UTI". O MESTRE MANDOU: PROTEJAM A SECRETÁRIA!

A cada dia que passa as sessões da Câmara Municipal de Ceará-mirim se tornam mais hilárias. Na tarde desta terça-feira (10), mais uma armação chamou a atenção dos poucos cearamirinenses que ainda tem estômago para acompanhar o que acontece naquele picadeiro.

Diante do golpe sofrido pelos Agentes de Saúde, que encerraram sua greve depois de negociações com o prefeito, que se comprometeu a implementar o repasse dos recursos do PMAQ aos Agentes, mas que depois resolveu vetar a retroatividade do repasse, o Vereador Heriberto, levou à câmara um requerimento para a convocação do prefeito e da secretária para prestarem esclarecimentos sobre a utilização dos recursos do Programa.

De repente, não mais que de repente, a Super Secretária Blindada da Saúde, Maria Elaine, apareceu lá por aquelas bandas levando documentos que, segundo ela, comprovam as despesas efetuadas com os recursos do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica - PMAQ, para justificar a impossibilidade do repasse de valores aos Agentes com retroatividade a janeiro de 2015, conforme consta no projeto de lei do executivo e que agora o prefeito resolveu voltar atrás.

Diante disso, os vereadores da bancada do DESgoverno trataram de blindar a super secretária e a presentearam com perguntas pré formuladas para obter respostas já ensaiadas.

Não fosse a voz firme e o discurso contundente do Vereador Heriberto, a super secretária e seus protetores teriam obtido êxito na sua tentativa de "empurrar o assunto com a barriga". Aplaudido e ovacionado várias vezes pelo público presente nas galerias, o vereador Heriberto demonstrou, mais uma vez, a sua coragem de enfrentar o arrobo e o discurso de ódio dos vereadores que defendem o indefensável.

Em uma breve participação, para justificar seu voto, a Vereadora Lila de Otacildo desvendou a armação. Segundo ela, a visita repentina, feita por Maria Elaine, não teve nada de "surpresa" e teria sido orquestrada para que os vereadores da bancada peixotista pudessem usar a presença da secretária como argumento para não aprovar a convocação dela e do prefeito. E FOI EXATAMENTE ISSO QUE ACONTECEU!

O requerimento do vereador Heriberto foi REPROVADO!

Votaram a favor do povo os vereadores Heriberto, Lila de Otacildo, Nequinho, João Carlos e Jácio Praxedes.

Contra o povo, votaram Renato Martins, Renato Coutinho, Luciano Morais, Clécio Junior e Marcos Tulio.

As vereadoras Paula e Patrícia Juna e o vereador Franklin Jr, saíram da sessão antes da votação.

Diante do empate, no voto de minerva o Presidente repetiu seu voto contra o povo.

Não é engraçado o fato da secretária que sempre se mostrou avessa à transparência e a necessidade de manter o povo informado sobre o que acontece na saúde de Ceará-mirim, de repente, de forma "voluntária" aparecer de surpresa para dar explicações no picadeiro?

É bom lembrar que o Ministério Público está acionando a Super Secretária Municipal de Saúde, a Sra. Maria Elaine Bezerra de Lima, Exatamente pela “recusa, retardamento ou omissão de dados técnicos indispensáveis à propositura de Ação Civil Pública”.





0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário