19 dezembro 2015

Lei Seca será ainda mais rigorosa a partir de janeiro

As ações da Lei Seca no Rio Grande do Norte devem se tornar ainda mais eficientes a partir de janeiro do próximo ano. Estão previstas para o início de 2016 a entrega, por parte do Governo do Estado, de mais quatro viaturas destinadas exclusivamente à atuação em blitz da Lei Seca e a inclusão de mais 14 agentes fiscalizadores ao atual contingente destinado ao Detran-RN, órgão responsável pelo cumprimento das fiscalizações no estado.


Com o incremento, o Departamento Estadual de Trânsito passará a contar com seis veículos e com 20 agentes que trabalharão em conjunto para promover a aplicabilidade da Lei Seca. Desse modo, haverá um crescimento de quase 300% no efetivo total, quando comparado ao atual, que conta apenas com dois automóveis e seis agentes.


As medidas, para o diretor-geral do Detran, Júlio César Câmara, serão vetores de um salto qualitativo que as operações terão a partir do ano que vem. As primeiras mudanças já poderão ser notadas durante a Operação Verão, que começa na próxima semana e vai até fevereiro.

A operação visa reduzir as ocorrências envolvendo turistas e moradores das regiões mais visitadas durante o veraneio, com enfoque na zona costeira do estado. Nesta edição, em especial, as fiscalizações serão estendidas por todo o litoral potiguar, com atuações divididas em duas frentes: educativa e coerciva.

Nossa meta não é multar, mas salvar vidas e fazer com que seja aplicado o que determina a legislação”, afirma Júlio César Câmara. Além do Detran, participarão das ações relacionadas à Operação Verão a Polícia Militar e o Comando de Polícia Rodoviária Estadual (CPRE). Todos esses órgãos serão contemplados com investimentos por parte do Governo do Estado.

Todavia, as melhorias previstas para a ampliação dos trabalhos relacionados à aplicabilidade da Lei Seca não ficarão restritas apenas aos meses da Operação Verão. Pelo contrário, conforme ressalta Júlio César Câmara, durante todo o ano de 2016 as ações serão ampliadas e terão caráter permanente tanto em Natal quanto no interior do estado.

Esse ano tivemos resultados satisfatórios com aumento de efetivo e melhorias estruturais. Mas, diante do quadro que se ensaia para o ano que vem, os resultados serão ainda mais positivos”, espera Júlio.

Até 17 de dezembro, foram realizadas 58 operações da Lei Seca em todo o Rio Grande do Norte, uma média de quatro por mês. Para o ano que vem, a estimativa prévia é de que o Detran tenha condições de fazer até sete ou oito por semana. “A população será a maior beneficiada pelos investimentos feitos no nosso setor”, acredita Júlio César.

Operação verão

Litoral Norte
Tibau, Grossos, Porto do Mangue, Macau, Guamaré, Galinhos, Caiçara do Norte, São Bento do Norte, São Miguel do Gostoso, Touros, Cajueiro, Rio do Fogo, Maxaranguape, Muriú, Jacumã, Pitangui, Santa Rita e Redinha.

Litoral Sul
Pirangi, Pium, Cotovelo, Búzios, Tabatinga, Barreta, Tibau do Sul, Pipa, Barra do Cunhaú e Baía Formosa.

Locais que mais receberam ações da Lei Seca no primeiro semestre de 2015
RN063 (Rota do Sol) – 6
Av. Engenheiro Roberto Freire – 4
Hermes da Fonseca – 1
Rua Walter Duarte Pereira – 3
Av. Prudente de Morais – 1
Praça Augusto Severo – 2
Rua Curimatam – 1
Rua Cunha da Mota – 4
Av. Dr. Rui Mariz – 3
Av. da Saudade – 1
Av. Prefeito Omar O’grady – 2

Rua José Mauro de Vasconcelos – 3

Por Norton Rafael - Novo.


0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário