17 dezembro 2015

O "ZapZap" volta ainda hoje!

Uma decisão do desembargador Xavier de Souza, do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP), determinou que o WhatsApp volte a funcionar em todo o Brasil. De acordo com o TJ, os provedores de internet serão notificados nesta quinta-feira (17). 


O aplicativo de troca de mensagens, que pertence ao Facebook, havia sido bloqueado por uma decisão da 1ª Vara Criminal de São Bernardo do Campo, em São Paulo, nesta quarta-feira (16). 

Em sua decisão, o desembargador argumentou que "em face dos princípios constitucionais, não se mostra razoável que milhões de usuários sejam afetados em decorrência da inércia da empresa" em fornecer informações à Justiça.

Xavier já tinha precedente favorável ao desbloqueio em outras duas decisões envolvendo impugnação de quebra de sigilo, exatamente o que foi pedido hoje para o WhatsApp. Além de um recurso do WhatsApp, o advogado Rodrigo Mudrovitsch também entrou com um pedido de impugnação.

Alguns usuários já estão relatando nas redes sociais que o aplicativo está liberado.

Antes de ser revogado, o pedido de suspensão seria de 48 horas. De acordo com Mark Zuckerberg, a proibição do serviço atrapalharia mais de 100 milhões de usuários brasileiros. O criador do Facebook e dono do WhatsApp condenou a restrição em seu perfil oficial. 

Na manhã desta quinta-feira (17) vários usuários fizeram uso de métodos para driblar o bloqueio. Além disso, vários serviços concorrentes informaram um crescimento em sua base de usuários no País. A decisão judicial brasileira foi destaque também na mídia internacional.

A partir da decisão, as operadoras serão comunicadas e o serviço deve voltar ao normal ao longo do dia.
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário