30 janeiro 2016

39 pessoas presas em blitz da Lei Seca na Zona Norte de Natal

Barreira foi montada nas Avenidas João Medeiros Filho e Itapetinga. Outras 87 pessoas tiveram a carteira de habilitação apreendida no local.


Trinta e nove pessoas foram presas por embriagues ao volante em uma blitz da Lei Seca realizada nas Avenidas João Medeiros Filho e Itapetinga na madrugada deste sábado (30). Outras 87 pessoas tiveram a carteira nacional de habilitação apreendida na barreira. Dentre elas, o condutor de um caminhão da Cosern que estava dirigindo sob efeito de álcool, segundo o capitão Styvenson Valentim.


Na noite desta sexta (29), a Polícia Rodoviária Federal também realizou blitz com testes do bafômetro na BR-101. Nove pessoas foram autuadas em virtude da Lei Seca. Em um dos casos, um homem de 55 anos que dirigia um carro, parou o veículo na faixa de rolamento da via marginal ao ver a barreira policial. Ao perceber que os policias foram em sua direção, ele saiu caminhando em direção contrária, tentando abandonar o veículo. Além de autuado pela Lei Seca, recebeu multa por estacionar o veículo em faixa de rolamento.

No total, foram lavrados 29 autos de infração de trânsito e 14 documentos foram recolhidos.


Lei Seca
 
As regras da Lei Seca consideram ato criminal quando o motorista é flagrado dirigindo com índice de álcool no sangue superior ao permitido pelo Código Brasileiro de Trânsito: 0,34 miligrama de álcool por litro de ar expelido ou 6 decigramas por litro de sangue.

Nesse caso, a pena é de detenção de 6 meses a 3 anos, multa e suspensão temporária da carteira de motorista ou proibição permanente de obter a habilitação.

Condutores autuados por esse tipo de infração pagam R$ 1.915,40 de multa,  perdem 7 pontos na carteira e têm a CNH apreendida. O valor é dobrado caso o motorista tenha cometido a mesma infração nos 12 meses anteriores.

Se o bafômetro registrar um índice igual ou superior a 0,05 miligrama de álcool por litro de ar, mas abaixo do 0,34 permitido pelo Código de Trânsito, o condutor é punido apenas com multa.

No exame de sangue, o motorista será multado por qualquer concentração de álcool, e pode ser preso se tiver mais de 6 decigramas de álcool por litro de sangue.

0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário