07 janeiro 2016

Governo do Estado e profissionais da imprensa se unem na busca pela paz


Representantes do Governo do Estado do Rio Grande do Norte e profissionais da imprensa potiguar estiveram reunidos na tarde desta quinta-feira (7), na sede da Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed), no Centro Administrativo, em Natal, a fim de consolidar uma parceria objetivando a busca pela paz, com a redução dos índices de violência. Na ocasião, uma comissão formada por profissionais que atuam nos mais diversos veículos de comunicação do estado, apresentou formalmente um documento com sugestões para a redução da criminalidade e, consequentemente, a melhoria da segurança para todos.

“Nós jornalistas estamos criando um movimento para alertar, debater e unir forças com o Governo do Estado em busca de soluções que tragam a paz social tão desejada. Buscaremos, por meio dos veículos de comunicação que trabalhamos, colaborar com o Governo na busca de soluções práticas e eficazes para intensificar a segurança”, disse o jornalista e presidente do SINDJORN, Breno Perucchi.


Durante o encontro, a secretária da Sesed, Kalina Leite, falou sobre os desafios da gestão na segurança pública, as ações desenvolvidas pelo Governo do Estado, os avanços alcançados em 2015 e as metas as serem conquistadas neste ano. Kalina Leite também se sensibilizou com toda a categoria, diante dos últimos fatos envolvendo profissionais da imprensa e seus familiares e parabenizou a iniciativa do SINDJORN e da imprensa em geral, em unir forças com um propósito amplo para toda a população. “Como cidadã que ama este estado e como mãe, estou absolutamente sensibilizada com o movimento iniciado pelos profissionais da imprensa pois temos a consciência que segurança pública é dever do Estado e responsabilidade de todos.

Como gestora pública fico muito satisfeita com esta demonstração de apoio da categoria. É muito bom estreitar parcerias como esta, abrir a Secretaria para apresentar sua evolução e discutir os desafios existentes”, disse a secretária de segurança, Kalina Leite.

Entre os muitos temas debatidos estavam a ampliação do efetivo policial na capital e interior com a realização de concursos públicos, investimentos feitos e previstos para as delegacias especializadas de Polícia Civil como a Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) e a Delegacia Especializada em Narcóticos (Denarc), maior integração entre os trabalhos das Polícias e Guardas Municipais, atividades escolares em tempo integral, atividades de ocupação para apenados do sistema prisional, tratamentos para dependentes químicos, entre outros.

“Este primeiro encontro serviu para apresentação do movimento e suas propostas. Mas não podemos parar por aqui. O Governo do Estado está totalmente aberto para continuar a ouvir sugestões e críticas da categoria e discutir, conjuntamente, em encontros mensais, medidas que resultem em ações efetivas para a população. Garanto que estaremos mais empenhados nos casos de investigação da Polícia Civil e manteremos a Polícia Militar patrulhando as áreas de maiores incidências criminais. Confio nos agentes de segurança pública deste estado e acredito que teremos dias melhores”, disse a secretária da Sesed.

Também participaram da reunião o secretário estadual da Justiça e Cidadania, Cristiano Feitosa, a secretária de Comunicação Social, Juliska Azevedo e o presidente da OAB/RN, Paulo Coutinho. Entre os jornalistas também participou da reunião, Andreia Mousinho, irmã de Gizela Mousinho, vítima de latrocínio, no dia 2 de janeiro, em frente a uma padaria em Natal.

0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário