27 abril 2016

Vereadora Lila faz denúncia: Lagoa de captação é foco de mosquitos, ratos e baratas em Ceará-mirim

Doenças como dengue, chikungunya e zika vírus, entre outras, podem estar sendo proliferadas na cidade, através da lagoa localizada no bairro Nova Conquista. 


A lagoa de captação encontra-se sem tratamento e limpeza, tornando-se um verdadeiro matagal e lixão. Isso sem falar das ruas que ficam próximas, que estão repletas de entulhos, lixo e esgoto a céu aberto.

Os moradores afirmam que a situação está cada vez pior e não aguentam mais a fedentina, assim como o descaso do poder público municipal.

Alguns decidiram não permanecer na comunidade e colocaram até suas residências à venda.

A Prefeitura ao invés de ajudar a combater os focos do inseto transmissor das referidas doenças, não realiza nenhuma iniciativa para manter o local limpo e a água tratada.

Recentemente a vereadora Maria de Lourdes do Nascimento, mais conhecida como Lila de Otacildo, esteve no local, constatou o abandono e falta de resoluções práticas para solucionar o problema, que é um caso grave de saúde pública, o qual pode colocar em risco a vida de homens, mulheres, crianças e idosos. Essa é uma questão emergencial de utilidade pública. Lila ficou perplexa ao ver de perto a realidade da lagoa, que possui uma grande extensão coberta por mato, lixo e entulhos. 

Recebi reclamações de diversos moradores, fiz até um requerimento solicitando providências, pois é um problema de grande dimensão. É urgente que sejam tomadas medidas eficientes, devido a gravidade. Iniciativas precisam ser tomadas para ao menos minimizar a proliferação dessas doenças e diminuir as epidemias em nosso município. Nossa população, não pode adoecer e sofrer por causa da má administração pública atual”, ressalta indignada a parlamentar cearamirinense.

No dia 16 de fevereiro, a vereadora solicitou a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos, a limpeza da Lagoa de Captação do Bairro de Nova Conquista e a reconstrução dos muros de proteção. Mas até a presente data, a Prefeitura não tomou nenhuma providência.

Devido não ter tido nenhuma resposta do ofício e atendendo ao apelo da população, resolvi voltar ao local e verifiquei que nada foi feito. A lagoa continua um verdadeiro foco gigantesco de mosquitos e ainda tem grande acúmulo de lixo. Com certeza está favorecendo ao surto de doenças como chikungunya, dengue e zika, que estão sendo proliferadas na cidade. Verifiquei também lixo, entulhos e esgoto a céu aberto nas ruas das imediações. E visitei ainda, a Lagoa de Captação do Bairro Nova Descoberta que se encontra na mesma situação. Se não denunciarmos, as autoridades do município vão continuar sem tomar as devidas providências”, enfatiza Lila de Otacildo.


Por Daiana Brandão



0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário