23 setembro 2016

Semana Nacional de Trânsito faz abordagem educativa em bares e restaurantes

Dentro da programação da Semana Nacional de Trânsito, o Detran/RN fez ontem uma ação educativa nos bares e restaurantes da zona leste da capital. A abordagem, que também será feita hoje (23), a partir das 20h, contou com a participação da equipe da Lei Seca e com técnicos de Educação e Fiscalização do Detran, incluindo o grupo de teatro do órgão. As abordagens informativas conscientizam clientes sobre os efeitos do álcool no organismo e os problemas para os motoristas.

Na ação, os estabelecimentos comerciais participantes recebem uma placa atestando o compromisso de não concordar com a combinação de álcool e direção. Essa é uma parceria entre Detran/RN, Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) e a Associação de Bares e Restaurantes do RN (Abrasel).

Os clientes podem ver o funcionamento do etilômetro, conhecido popularmente como bafômetro, que mede o nível de álcool presente no organismo do condutor. O público também vai saber mais sobre a Lei Seca, recebendo explicação sobre as punições aos condutores flagrados em descumprimento à lei e os valores das infrações.

O condutor flagrado dirigindo embriagado é punido com retenção da CNH, além da multa no valor de R$1.915,30 e se o condutor for reincidente nos últimos 12 meses, o valor da multa dobra. Caso o teste de bafômetro acuse 0,34 mg/l ou mais de álcool por litro de sangue no organismo, ele também é preso e só será liberado mediante pagamento de fiança estipulada pelo delegado responsável pela instauração do procedimento criminal. Se o condutor tiver a CNH suspensa e for flagrado conduzindo qualquer veículo, o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) prevê a cassação do direito de dirigir por dois anos. Após esse período, o interessado poderá requerer sua reabilitação, submetendo-se a todos os exames e ritos necessários para obter a CNH como se a mesma fosse tirada pela primeira vez.


0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário