05 outubro 2017

Governo do estado do Rio Grande do Norte investe R$ 1 milhão nas feiras de livro


Diversas escolas da Rede Estadual de Educação estão participando da 7ª edição da Feira de Livros e Quadrinhos de Natal e utilizando o Vale-Livro. O projeto é uma das ações do projeto RN Mais Leitor que integra o Programa RN Alfabetizado. No total o Governo do RN está investindo R$ 1 milhão nas feiras de livro, sendo que uma parte já foi utilizada na edição do evento em Mossoró.

A abertura da feira foi prestigiada pela secretária adjunta de Educação Mônica Guimarães. A educadora destacou a forma autônoma com que as escolas podem escolher os títulos dos seus acervos por meio do Vale-Livro. “Esta é uma oportunidade de as escolas escolherem seu acervo de acordo com as expectativas dos alunos e professores. O gestor tem autonomia de montar seu acervo. O Vale-Livro busca aumentar o número de leitores por todo o Estado”, enfatizou. Ela ainda destacou que o Vale Livro incentiva a produção local, uma vez que 40% das aquisições das instituições de ensino precisam ser obras de autores potiguares.

As instituições estaduais de ensino das Diretorias Regionais de Educação de Natal, Parnamirim, Nova Cruz, São Paulo do Potengi, Ceará Mirim, Macau, Santa Cruz e João Câmara receberam os recursos, depositados direto no caixa da escola, para escolherem os títulos que serão comercializados nas feiras e que melhor atendam às necessidades das escolas.

Um stand da Secretaria de Educação do RN foi montado dentro da feira para auxiliar as escolas no processo de compra dos livros.

Os livros provocam uma mudança de hábito em várias escolas do RN. Essa realidade pode ser presenciada na Escola Estadual Antônio Pinto de Medeiros, onde os gestores criaram um corredor do livro para apresentar as novas obras aos alunos. “É o terceiro ano que a escola participa. Graças ao Vale-Livro podemos repor os livros da nossa biblioteca. Com isso, os estudantes ficam bem curiosos com os novos títulos. Quando adquirimos esses livros montamos o corredor da leitura, onde apresentamos todo o acervo adquirido para os estudantes. Eles ficam bem entusiasmados e ansiosos para fazer empréstimos dos novos livros”, explicou a diretora da escola, a professora Celismar Alves Soares.

A FLIQ

A edição 2017 da feira acontece realizada no Complexo Cultural da UERN, na Zona Norte de Natal, até o próximo domingo (8). Durante quatro dias, serão desenvolvidas mais de 100 horas de atividades culturais gratuitas. São palestras, debates, cordel, oficinas, lançamentos de livros, quadrinhos, games culturais, sessões de autógrafos e apresentações culturais. 
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário