26 outubro 2017

Sesed participa de encontro para debater segurança e combate ao narcotráfico


A Secretária Estadual da Segurança e da Defesa Social do RN, Sheila Freitas, participa, nesta quinta-feira (26), em Rio Branco, no Acre, de uma câmara temática para discutir a segurança nas fronteiras, o combate ao narcotráfico e o financiamento da segurança pública no Brasil. O evento faz parte da programação do 16º Fórum dos Governadores da Amazônia Legal, que conta a participação de governadores e secretários de segurança do Brasil e de países como Bolívia, Equador, Peru e Colômbia.

A secretária da Sesed destacou a importância do encontro e da participação do RN. “Apesar de a temática tratar da Amazônia Legal, os resultados atingem todos os estados brasileiros, sobretudo porque estamos discutindo aqui o narcotráfico, pois as drogas que entram pelas fronteiras chegam ao RN. Aqui é o momento de debatermos medidas efetivas que possam combater essa ação criminosa de forma integrada. Também é imprescindível que a União, a exemplo do que acontece com a educação e saúde, garanta um financiamento regular para a segurança dos Estados de modo a proporcionar um melhor enfrentamento da violência, com avanços tecnológicos e maior compartilhamento de informações de inteligência entre os Estados”, enfatizou.

Já o secretário da Segurança do Acre, Emylson Farias, responsável pela mediação do debate, apontou alguns temas que estão sendo discutidos para melhoria da segurança pública nacional. “É fundamental que se enxerguem a segurança pública com o tamanho do Brasil. Nenhum Estado sozinho conseguirá combater a insegurança no país. Nosso interesse aqui é com as futuras gerações e a solução passa pela criação de um fundo de segurança nacional, reforço no patrulhamento das fronteiras, fortalecimento dos órgãos da segurança, entre outras iniciativas”, disse.

A previsão que é os trabalhos se encerrem às 18h, quando será produzida uma carta com propostas definidas pela câmara e entregues aos governadores e representantes da presidência da república. Nesta sexta-feira (27), também em Rio Branco, acontece o Encontro dos Governadores do Brasil, com a participação do Governador Robinson Faria.
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário