06 novembro 2017

Bairro da Ribeira recebe Festival Literário de Natal a partir desta quarta (8)


Grandes nomes da literatura, da música e das artes em geral desembarcam na capital do Rio Grande do Norte, nesta semana, para participar do Festival Literário de Natal (Flin), que começa na próxima quarta-feira (8). A obra e a influência de artistas como Henfil, Ariano Suassuna e Zuenir Ventura, bem como do movimento Tropicalista devem nortear as principais discussões nesta edição do evento.

As atividades seguem até a sexta-feira (11) na praça Augusto Severo e no Museu de Cultura Popular Djalma Maranhão, no histórico bairro da Ribeira, zona Leste da capital potiguar. Elas fazem parte da programação do Natal em Natal, que começou na última quinta-feira (2).

O evento é realizado pela Fundação Cultural Capitania das Artes, Cultura e Arte (Funcarte) e Secretaria de Cultura de Natal. De acordo com a organização, o evento conta com debates e intelectuais de grande contribuição para a cultura. "Seu conteúdo engloba as muitas vertentes do fazer literário, mas vai além ao refletir sobre trajetórias relevantes, localmente ou em âmbito nacional, como é o caso das mesas sobre Veríssimo de Melo, Nísia Floresta, Manoel Dantas, Frei Miguelinho e Woden Madruga", informa o texto de divulgação oficial do evento.

A programação também vai contar com nomes emblemáticos como Tom Zé e José Carlos Capinan, que representam contribuições para a música, assim como Marcelo Rubens Paiva (“Feliz Ano Velho”, “Bala na Agulha”, “Blecaute”, “Malu de Bicicleta”, “Não és tu, Brasil”) e Carla Camurati (“Carlota Joaquina”, “Irma Vap – o retorno”, “Copacabana”) se tornaram divisores de águas para a literatura e o cinema. O cartunista Henfil, o artista que revolucionou com seu traço único e o humor, será revisitado por Jaguar, André Dahmer, Claudio Oliveira e Ivan Consenza.

A obra de Zuenir Ventura também será revisitada em uma mesa redonda, que contará com a participação do próprio autor. Já o mossoroense recém-empossado na Academia Brasileira de Letras, João Almino (“Enigmas da Primavera”, “Ideias para onde passar o fim do mundo” e “Entre Facas, Algodão”) estará pela primeira vez em uma mesa literária no FLIN, ao lado do também potiguar Humberto Hermenegildo (“Rastejo”, “Argueirinha”). Eles falarão sobre suas escritas e a relação entre ficção e memória.

Zélia Duncan e Antônio Nóbrega vão participar de bate-papos sobre seus interesses literários (Ariano Suassuna e Hilda Hilst) e ainda vão apresentar shows musicais. Os dois se apresentam na quinta e sábado, respectivamente às 22h.

Dentro do evento literário também acontece o Festival de Violeiros, com apresentações de cultura popular, poesia oral e shows com nomes como Ivanildo Vilanova, Raimundo Caetano, Amâncio Sobrinho e uma participação especial de Jessier Quirino, na quinta (9). Na sexta-feira, mais viola será entoada com o show de Os Nonatos, às 22h.
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário