11 abril 2018

Cine Fest RN leva estudantes da rede pública de ensino para o cinema


Promovendo a inclusão cultural de crianças da rede pública de ensino, alunos das escolas estaduais Rômulo Wanderley e Arquiteta Elizabeth de Fátima assistiram a oito filmes curtas-metragens gratuitamente. A ação faz parte da primeira etapa da programação oficial do Cine Fest RN, o festival de cinema do Rio Grande do Norte, promovido pelo Governo do Estado, por meio do Governo Cidadão, através do Acordo de Empréstimo com o Banco Mundial, que começou na manhã desta quarta-feira (11) com a Mostra Itinerante na Zona Norte de Natal, e segue até quinta (12).

“Buscamos com o Cine Fest Natal, além de promover o acesso de nossas crianças e jovens à cultura, transformar o evento numa vitrine da produção audiovisual brasileira, atraindo turistas, a partir do momento em que se tornar parte de nosso calendário e dando mais uma oportunidade a esse celeiro de grandes artistas e produtores que temos em nosso país”, corroborou Vagner Araújo,  secretário da Sethas e coordenador do Governo Cidadão.

Para a estudante Maria Vitória de 11 anos que se diz amante do cinema, a mostra é uma oportunidade de expandir o mundo. “Foi muito legal e interessante essa experiência.   Aprendi muitas coisas, como por exemplo sobre a conscientização de jogar o lixo no lixo, como o problema do desmatamento é sério  e a história do ‘Baobá do Poeta’, que é também um pouquinho da nossa história né?! Para mim, e tenho certeza, para todos os meus colegas, o Cine Fest recebeu nota 10!”, disse sorrindo.

Os curtas ‘Cabra de Peia’, ‘Lugar de Lixo é no Lixo’, ‘Faca Amolada’, ‘Sebastião Canário’, ‘O Baobá e o Poeta’, ‘Minha Bolsa Mágica’, e a animação ‘Traição Não Existe em Guarani’, e ‘Além do Plano’ foram as películas exibidas nesta manhã.

“É um orgulho imenso exibir a produção audiovisual potiguar na telona. Esse é o grande momento para quem produz cinema; ver seu filme exibido com a qualidade técnica de som e imagem que ele merece. O cinema é sempre o grande palco do audiovisual”, comentou o cineasta e coordenador do Cine Fest RN, Edson Soares.

MOSTRA ITINERANTE ZONA SUL

Entre o próximo 16 e 18 de abril (segunda a quarta-feira) tem início a Mostra Itinerante da Zona Sul, também em sala do Cinépolis, desta vez do Natal Shopping. A programação de filmes ainda será divulgada. O horário será o mesmo, com início às 9h e o acesso gratuito mediante retirada de ingressos na bilheteria.

EXPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA

Na terça-feira (17) tem início, também, a exposição fotográfica ‘Turismo e Cultura no Elefante, que virá acompanhada da exposição ‘Máquina de Sonhos’, com equipamentos cinematográficos de ontem e de hoje. Será no Salão de Exposições do Midway Mall (3º piso), com acesso livre.

A Expo fotográfica reunirá as 12 fotografias selecionadas no concurso. E o público poderá votar na sua preferida, sendo mais um jurado para compor o resultado final do concurso, que será anunciado no encerramento do Cine Fest RN, dia 29 de abril.

REALIZAÇÃO

Esta primeira edição do festival é uma realização da Engady Cine Video e Governo do Estado do RN por meio da Secretaria de Estado do Turismo do RN, com recursos do Governo Cidadão via empréstimo do Banco Mundial.


0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário