Na cerimônia, 450 estudantes foram premiados com medalhas de prata, bronze e menção honrosa. Desse número, 139 são alunos da rede estadual de ensino, oriundos de diversos municípios do RN, que receberam 2 medalhas de prata, 30 de bronze e 107 certificados de menção honrosa.
Para o estudante João Ricardo, 14 anos, o reconhecimento dado por meio da medalha significa uma conquista pessoal e coletiva. Residente do município de Olho-D’Agua dos Borges, localizado na região oeste do RN, e aluno da Escola Estadual 20 de Setembro, João Ricardo comenta que esta é a primeira vez que um estudante de seu município conquista medalha na olimpíada.
“Quando fiz a prova achei bastante complicada, mas fiquei confiante de que iria alcançar um bom resultado, pois vinha me preparando há algum tempo. Aí, quando saiu o resultado de que eu tinha ganhado a medalha, eu fiquei muito feliz, pois isso foi fruto do meu esforço. E essa conquista significa um orgulho muito grande para mim, pois estou representando não só a minha escola, mas a minha cidade inteira”, afirmou o aluno, medalhista de bronze.
Solenidade
Integraram a mesa de abertura do evento, o diretor da 1ª Diretoria Regional de Educação e Cultura (Direc), Joás Andrade, representando a Secretaria de Estado da Educação, da Cultura, do Esporte e do Lazer (SEEC); o coordenado regional da Obmep, Joaquim Elias de Freitas, o diretor-geral do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), José Arnóbio e o coordenador do Programa de Iniciação Científica Júnior (PIC-RN), José Keginaldo Bezerra.
Além destes, também participaram da mesa a diretora da 11ª Direc, Aldeíza Silva, representando todas as diretorias regionais do Estado, e as professoras Luizete Pereria e Maria da Guia Soares Afonso, representando, respectivamente, os secretários municipais de educação e os professores presentes.
Em seu discurso de abertura, o diretor da 1ª Direc, Joás Andrade, parabenizou os alunos pela conquista alcançada, ressalto o fato da Obmep tratar-se de ume exame rigoroso, que exige muito esforço tanto do aluno quanto do professor.
“Sabemos que concorrer em uma olimpíada de matemática, a nível nacional, não é nada fácil. Então, nesse momento o que interessa de fato não é a cor da medalha, mas o conhecimento que cada um adquiriu no decorrer desta jornada. Dessa forma, em nome do secretário de educação, o professor Getúlio Marques, eu parabenizo cada um e cada uma de vocês”, declarou o diretor congratulando os alunos e professores presentes.
Além dos estudantes, 23 escolas públicas do RN foram reconhecidas pelo seu desempenho na Obmep 2018. Desse número, 12 fazem parte da rede estadual de ensino e receberam, cada uma, premiação composta por um kit com material didático e um troféu. 17 professores da rede pública, dente estes 11 vinculados ao ensino estadual também foram premiados com material didático de apoio à formação em matemática.
Sobre a Obmep
Realizada anualmente desde 2005, a Obmep é promovida pelo Ministério da Educação (MEC) e desenvolvida pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa). Seu objetivo é estimular o interesse dos estudantes brasileiros pelo campo da matemática, ao mesmo tempo em que identifica talentos e incentiva seu ingresso em instituições de ensino superior. Além disso, a Obmep também contribui com o aperfeiçoamento de professores da rede pública de ensino, bem como promove a aproximação de escolas, universidades e institutos de pesquisa.
A nível regional a olimpíada recebe a colaboração da SEEC, que atua como parceria da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), instituição na qual é sediada a Coordenação Regional da Obmep.
Nenhum comentário:
Postar um comentário